1 hora e 15 minutos + tempo para levedar
6
Médio
Pão de mel e aveia

INGREDIENTES

250 g de Farinha de Aveia Integral Nacional
200 g de Farinha Usos Culinários
60 g de manteiga
50 g de flocos de aveia
275 ml de água morna
1 colher de sopa de mel
1 colher de chá de sal
1 saqueta de fermento de padeiro seco (11 g)
Farinha para polvilhar
Óleo para untar
Manteiga para untar
Película aderente q.b.

PREPARAÇÃO

 

Numa tigela pequena, dissolver o mel e o fermento na água morna e reservar.
Numa tigela grande, misturar a Farinha de Aveia Integral e a Farinha de Usos Culinários com os flocos de aveia e o sal. Adicionar a manteiga e trabalhar os ingredientes com as mãos, até obter uma massa com uma textura areada. Abrir um buraco no meio e deitar a mistura do mel. Envolver novamente com as mãos ou com uma colher e depois trabalhar a massa sobre uma superfície enfarinhada, até ficar macia. Formar uma bola e voltar a colocar na tigela, ligeiramente untada com óleo. Cobrir com película aderente e deixar levedar até dobrar de volume. De seguida, trabalhar novamente a massa de modo a eliminar o ar. Estender sobre uma superfície enfarinhada, enrolar como se fosse uma torta e dispor numa forma, previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha. Cobrir com película aderente e deixar levedar mais uma vez, até dobrar de volume.
Após esse tempo, levar o pão ao forno, pré-aquecido a 200 ºC, até que fique douradinho. Retirar do forno e deixar arrefecer sobre uma rede antes de servir.

Dica
Para saber se a massa está bem cozida no interior, bater ligeiramente com os nós dos dedos no pão e verificar se produz um som oco.

EQUIVALÊNCIAS

GUIA DE CONVERSÃO DE MEDIDAS

ver

receitas relacionadas