2 horas
4
Médio
Lasanha de Bacalhau

INGREDIENTES

250 g de Lasanha Nacional
500 g bacalhau desfiado
2 tomates maduros
300 g molho de tomate
1 cebola grande
3 dentes de alho
1 alho francês
1 courgette média
100 g queijo mozarella ralado
1 folha louro
3 colheres de sopa de azeite
Sal e pimenta q.b.

Molho Bechamel

30 g Farinha de Aveia Nacional
300 g leite meio gordo
300 g água
20 g creme vegetal de culinária
Sal, pimenta e noz moscada q.b.

PREPARAÇÃO

 

Para o molho: colocar num tacho o creme vegetal, deixando derreter. Juntar a farinha e ir misturando a água e o leite aos poucos, mexendo até engrossar. No final adicionar sal, pimenta e noz-moscada.

Fazer um refogado com o azeite, o alho picado, a cebola e o alho francês cortados às rodelas. Acrescentar sal a gosto. Juntar o bacalhau desfiado e o molho de tomate, deixando cozinhar durante 15 minutos em lume brando. Acrescentar água se for necessário. No final, colocar um pouco de pimenta e retificar o sal. Cortar a curgete às fatias longitudinais, temperar com sal e levar 10 minutos ao forno ou grelhar (para perderem alguma água) e corte os tomates aos cubos.

Num tabuleiro de ir ao forno, colocar primeiro um pouco de molho bechamel no fundo, uma camada de folhas de lasanha previamente escaldadas, o recheio de bacalhau, as fatias de curgete, o tomate aos cubos, novamente o molho bechamel, as folhas de lasanha… repetindo este processo até utilizar todos os ingredientes, sendo que a ultima camada deverá ser as folhas de lasanha. Colocar o queijo ralado. Levar o tabuleiro ao forno durante 20 minutos a 180 ºC.

EQUIVALÊNCIAS

GUIA DE CONVERSÃO DE MEDIDAS

ver

receitas relacionadas