Muito Dificil
Folar Transmontano

INGREDIENTES

1 kg de Farinha de Espelta Integral Nacional
9 ovos grandes
2,5 dl de azeite
1 Saqueta de fermento de padeiro seco (11g)
1 dl de água morna
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de chá de sal
Farinha para polvilhar
200 g de salpicão
50 g de peito de frango cozido (opcional)
300 g de presunto
250 g de chouriço de carne

PREPARAÇÃO

 

Dissolver o fermento e o açúcar na água morna e deixar repousar durante 5 minutos. Deitar a farinha de esperta integral nacional em cima da mesa, abrir uma cavidade, juntar os ovos, o azeite, o sal e a mistura do fermento, misturar muito bem e trabalhar bem a massa até se descolar da mesa e das mãos. Fazer uma bola com a massa, colocar numa tigela polvilhada com farinha, cobrir com um pano e deixar levedar, em local quente, até a massa triplicar o volume cerca de 1 hora e meia.

Cortar o presunto o salpicão e o chouriço em cubos e saltear ligeiramente numa frigideira com peito de frango desfiado.

Deitar a massa em cima da mesa polvilhada com farinha e estender com o rolo em forma de retângulo. Espalhar metade das carnes numa das pontas do retângulo, dobrar e cobrir com a massa, dispor em cima o resto das carnes e cobrir com a outra parte da massa. Apertar bem de modo a que as carnes fiquem bem escondidas e fechar bem as extremidades.
Colocar num tabuleiro de forno previamente untado com azeite, cobrir de novo com um pano e deixar levedar mais 30 minutos. Entretanto, ligar o forno a 180 ºC. Levar ao forno durante 45 minutos, retirar, deixar arrefecer um pouco.

EQUIVALÊNCIAS

GUIA DE CONVERSÃO DE MEDIDAS

ver

receitas relacionadas