2h45 minutos
8
Médio
Folar de aveia, chocolate e avelã

INGREDIENTES

300 g de Farinha Extra Fina Nacional
300 g de Farinha de Aveia Integral  Nacional
150 ml de bebida de aveia
60 g de açúcar amarelo
11 g de fermento de padeiro seco (ou 20 g de fermento fresco)
1 pitada de sal
80 ml de azeite
3 ovos

Recheio

60 g de chocolate com 70% de cacau
80 g de manteiga
150 g de açúcar amarelo
100 g de avelãs moídas
1 gema de ovo + 1 ovo (para pincelar)

PREPARAÇÃO

 

Amornar a bebida de aveia, juntar o açúcar e o fermento de padeiro. Mexer muito bem e deixar repousar cerca de 10 minutos ou até a mistura começar a formar bolhas.
Numa taça colocar as farinhas e o sal e abrir uma cavidade no centro. Juntar o azeite, os ovos e a mistura de fermento e comece a amassar até obter uma massa lisa e elástica (em alternativa colocar todos os ingredientes na taça da batedeira e amassar usando o gancho de amassar).
Formar uma bola com a massa, colocar numa taça, tapar com um pano e deixar levedar durante 2 horas ou até que a massa dobre de volume.
Preparar o recheio, derretendo o chocolate e a manteiga em banho-maria. Adicionar o açúcar, as avelãs moídas e a gema de ovo. Misturar com uma vara de arames até os ingredientes ligarem e reservar no frigorífico até usar.
Transferir a massa para uma superfície enfarinhada, dividir em duas partes e estender cada uma delas, usando o rolo da massa e formando dois retângulos com cerca de 15cm x 60cm.
Espalhar uniformemente metade do recheio sobre um dos retângulos de massa e colocar o segundo retângulo sobre o primeiro. Voltar a espalhar o restante recheio e dobrar a massa ao meio partindo da parte mais larga. Começar a enrolar uma das extremidades, como se fosse uma torta.
Colocar o folar num tabuleiro com papel vegetal ou, preferencialmente, numa forma redonda com 24 cm, untada com manteiga e polvilhada com farinha. Deixar o folar levedar por mais meia-hora.
Pré-aquecer o forno a 180 ºC. Pincelar o folar com o ovo batido e levar ao forno durante cerca de 35 minutos. Retirar o folar do forno, desenformar e deixar arrefecer.

EQUIVALÊNCIAS

GUIA DE CONVERSÃO DE MEDIDAS

ver

receitas relacionadas