Muito Dificil
Charlotte de chocolate e frutos vermelhos

INGREDIENTES

Base
125 g de Farinha para Bolos Nacional
50 gramas de cacau
5 ovos
180 g de açúcar

Recheio
400 ml de natas para bater
75 g de açúcar em pó
4 folhas de gelatina
200 g de doce de frutos vermelhos
Frutos vermelhos a gosto (framboesas, amoras, mirtilos, morangos)
Açúcar em pó para polvilhar

PREPARAÇÃO

 

Peneirar a farinha juntamente com o cacau e reservar. De seguida, ligar o forno nos 170 ºC. Untar um tabuleiro amplo (pode ser utilizado o do forno) com manteiga, forrar com papel vegetal e voltar a untar. Colocar, na taça da batedeira, os ovos. Adicionar o açúcar e bater durante 10 a 15 minutos, ou até obter um creme esbranquiçado e volumoso.
Adicionar a mistura de farinha e cacau e envolver, cuidadosamente, com a ajuda de uma espátula de silicone ou colher de pau. Verter a massa no tabuleiro e alise.
Levar ao forno durante 10 a 12 minutos, até que o bolo esteja cozido. Fazer o teste do palito. Quando o bolo estiver cozido, retirar do forno e deixar arrefecer completamente.

Montagem

Colocar um aro metálico com 20 ou 22 cm sobre uma base ou prato.
Ajudando-se de uma régua, cortar tiras de bolo com cerca de 5 cm de lado. Dividir as tiras em pequenos retângulos com aproximadamente 8 cm de comprimento.
Forrar as paredes internas do aro com o bolo. Cortar um círculo de bolo e colocá-lo no centro do aro. Levar ao frigorífico, enquanto se prepara o recheio. Bater as natas, que deverão estar bem frias, juntamente com o açúcar, até ficarem em chantilly. Colocar as folhas de gelatina de molho em água fria durante cerca de 5 minutos.

Num tachinho, aquecer ligeiramente o doce de frutos vermelhos. Escorrer as folhas de gelatina e adicionar ao doce. Misturar.

Adicionar um pouco do chantilly ao doce, para que este arrefeça. Adicionar, de seguida, o doce ao restante chantilly e envolver. Verter o preparado no interior da forma, tendo o cuidado de que todos os recantos fiquem bem preenchidos. Dar algumas pancadas sobre a mesa, para evitar a formação de bolhas de ar. Levar ao frio durante, pelo menos, duas a três horas, para solidificar. No momento de servir, retirar o aro e decorar com frutos vermelhos frescos ou congelados. Terminar com um pouco de açúcar em pó.

EQUIVALÊNCIAS

GUIA DE CONVERSÃO DE MEDIDAS

ver

receitas relacionadas