1h
8
Fácil
Bolo de cenoura de Páscoa

INGREDIENTES

220 g de Farinha Extra Fina Nacional
280 g de cenoura ralada finamente
50 g de açúcar + 140 g de açúcar mascavado
90 g de óleo de girassol
70 g de miolo de amêndoa em pó
4 ovos L
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
1 colher (sobremesa) de bicarbonato de sódio
Raspa de 1 laranja grande + sumo de ½ laranja
Manteiga para untar
Farinha para polvilhar

Cobertura e decoração:

75 g de chocolate (com 70% de cacau)
120 ml de natas
Amêndoas e ovinhos de Páscoa q.b.

PREPARAÇÃO

 

Untar uma forma com manteiga e polvilhar com farinha e reserve. De seguida, bater os ovos com o açúcar e o açúcar mascavado durante 5 minutos, até obter um preparado fofo, depois adicionar o óleo de girassol, a raspa e o sumo da laranja e bater ligeiramente.

Peneirar a farinha Extra Fina Nacional com a amêndoa, juntar o fermento e o bicarbonato e envolver no preparado anterior (sem bater em demasia). Por fim, acrescentar a cenoura ralada e misturar delicadamente na massa.
Depois , verter a massa para a forma e levar ao forno, pré-aquecido a 180 ºC, durante cerca de 30 a 35 minutos ou até a superfície ficar douradinha. Retirar e deixar arrefecer por cerca de 15 minutos, antes de desenformar.

Entretanto, levar ao lume um tachinho com as natas e deixar aquecer (quase até ferver). Deitar numa tigela, sobre o chocolate, previamente partido em pedaços pequenos, e deixar repousar durante 2 minutos. Mexer bem, até o chocolate ficar totalmente derretido, regar o bolo com este molho, decorar a gosto com amêndoas e ovinhos de Páscoa e servir.

EQUIVALÊNCIAS

GUIA DE CONVERSÃO DE MEDIDAS

ver

receitas relacionadas